quarta-feira, 26 de junho de 2013

Sistema de Zonas

Sistema de Zonas é uma técnica fotográfica para determinar a exposição ideal de filme fotográfico e seu processamento, formulado por Ansel Adams e Fred Archer em 1941. O sistema de zonas possibilita que o fotógrafo possa usar um método sistemático de definir com precisão a relação entre a forma como visualiza o assunto a ser fotografado e o resultado final. Embora o sistema tenha originado com chapas de filme preto e branco, o sistema de zonas também funciona com rolo, tanto em preto e branco como em cor, negativo e diapositivo e fotografia digital.


Zona Tons Observações:

0/- 5.0 – Preto máximo do papel fotográfico. Preto puro.
I /-4.0 –  Tom percebido com o preto, levemente diferenciado do –3.0.
II/- 3.0 – Cinza escuro, limite entre o visível e invisível de texturas.
III/- 2.0 – Primeiro tom de cinza escuro.
IV /-1.0 Cinza Intermediário.
V 0 Cinza médio padrão. Índice de reflexão 18%.
VI/ +1.0 Cinza claro.
VII/ +2.0 Tom de cinza mais claro, com percepção definida das texturas.
VIII/ +3.0 Último tom de cinza claro, onde as texturas não são mais reconhecidas.
IX/ +4.0 Branco máximo do papel fotográfico. Branco puro.


O sistema de zonas não serve apenas para registrar o tema fotografado com a “máxima fidelidade possível”. Com a aplicação deste método podemos representar uma determinada região de qualquer tonalidade, dependendo da interpretação desejada. Para isto teremos de manipular o filme por meio de sub-revelações ou super-revelações. Quando fazemos o teste do filme determinamos uma revelação normal (0).
A partir deste tempo determinamos os outros tempos de revelação para deslocarmos uma zona clara para mais clara (+1,0) ou para mais cinza (-1,0).
Um exemplo clássico deste fato é quando “puxamos um filme”, de ISO 400 para ISO 800, e efetuamos a “super-revelação adequada”. Notamos nítida perda da escala de cinzas. Das 10 tonalidades originais, poderemos cair para 8, ou 5 tons. Caso contrário, reduzindo a sensibilidade para 200, com a devida compensação na revelação, poderemos atingir 12 a14 tons distintos.
Fonte: Wikipédia
FocusFoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário